segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Amor Eros X Amor Ágape

    Amor Eros (Amor do Homem) X Amor Ágape (Amor de Deus)

     Os gregos definiam o amor humano como amor EROS: “desejo para mim mesmo o mais elevado, o melhor e o mais belo”.
     Já o amor de Deus é sublime, é o amor ÁGAPE. O amor Ágape não traça círculos, não exclui ninguém.
     Em Mateus 5:44-45, Jesus revela o seu amor Ágape, quando diz: “Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que sejais filhos do Vosso Pai que está nos céus. Ele faz que o sol se levante sobre maus e bons, e envia chuvas sobre justos e injustos.”
     Vemos que Deus ama a todos de igual modo, e nos instiga a amar os nossos inimigos e a orar por eles. E diz novamente em Lucas 6:35 “Amai os vossos inimigos, fazei o bem, emprestai sem nada esperardes. Então será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo, porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus.”
     Ora, se Deus sendo perfeito ama a todos, até mesmo os que não o servem, porque é que nós, cheios de falhas, imperfeitos, queremos criticar os outros e nos julgarmos melhores do que o nosso próximo? Nosso dever é tão somente “amar”. Jesus amou o mundo inteiro a ponto de dar sua vida por nós, portanto, amou ao próximo “mais” do que a si mesmo. Porque não queremos seguir o mandamento de amar o próximo “como” a nós mesmos? Em nenhum momento Deus quer que amemos o próximo mais do que a nós mesmos, pois Deus não nos pede além daquilo que podemos fazer. Ele quer apenas que amemos numa medida “razoável”, ou seja, que não é impossível, da mesma maneira que nos amamos.
     Assim como água e óleo não se misturam, luz e escuridão também não se misturam. De igual modo, amor Eros e amor Ágape não se misturam. Quanto mais possuirmos características egocêntricas, estaremos dando mais lugar a esse amor humano. Quanto mais possuímos o amor de Deus em nós, damos mais lugar a Deus, e conseqüentemente nossas características humanas diminuirão.
     Sigamos o exemplo que Cristo, amemos uns aos outros, oremos pelos que nos perseguem. Deixemos de lado o amor EROSaquele amor egoísta, e busquemos o amor ÁGAPE, o amor sublime do Senhor.

Que Deus faça morada em seu coração!


Sarah Dourado Gomes Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário